A importância dos softwares no suporte à gestão da manutenção

28-08-2017

Desde há alguns anos que as várias inovações tecnológicas e a modernização dos sistemas tiveram um profundo impacto em diferentes ramos de negócios, e o paradigma do facility management - não constituindo exceção - foi também transformado. Parece importante referir a reforma que a gestão de empreendimentos e edifícios sofreu e as exigências que agora pede.

A gestão adequada dos ativos das empresas, assim como o cumprimento de todas as normas associadas às mesmas - normas estas cada vez mais restritivas conforme os requisitos legais relativos ao Ambiente e Segurança - é cada vez mais complexa e urgente de salvaguardar. Face à necessidade de cumprir estes requisitos e ainda acompanhar a evolução dos processos e ativos das empresas, bem como a evolução da tipologia de edifícios, foram criadas as ferramentas necessárias para uma gestão o mais eficaz possível. Sob estas condições, o controlo das operações, a gestão dos investimentos necessários e as equipas técnicas estão a ser geridos de forma mais eficiente através dos novos softwares.

Para além da sistematização dos trabalhos a realizar, é pertinente reportar numa mesma plataforma as necessidades e avarias dos ativos, as tarefas alocadas ao tipo de intervenção, e o trabalho e custos das equipas de operação. Só assim é possível garantir uma visão completa e transparente de toda a atividade de manutenção, desde o mapeamento inicial dos ativos à gestão das equipas.

Os softwares de suporte à gestão da manutenção conseguem assegurar esta visão dos trabalhos e investimentos a realizar nos ativos, dando resposta a perguntas como, por exemplo:

I. Qual o plano de manutenção de cada grupo de ativos?
II. Qual o plano de manutenção preventiva?
III. Quantas intervenções foram realizadas?
IV. Quanto tempo o ativo passa parado?
V. Quanto dinheiro foi gasto na atividade de manutenção?
VI. Porque razão foi investido determinado montante no ativo?

O crescimento relevante da venda dos softwares para suporte à gestão da manutenção prova que a tendência passa cada vez mais pelas empresas sentirem estas necessidades de mapeamento de toda a informação associada aos seus ativos, assim como o desenho de procedimentos, criticidades e SLA para gestão dos trabalhos de manutenção dos seus equipamentos produtivos ou outros. Este artigo da Reuters esclarece e confirma esta teoria.

O que se passa é que em Portugal ainda vigora a ultrapassada e errada ideia de que os serviços de manutenção estão mais associados à despesa do que à poupança. Esta é a razão pela qual a grande maioria do mercado que tem a necessidade de gerir ativos no seu dia-a-dia - sejam gestores de infraestruturas, hospitais ou empresas industriais - foca erradamente o seu investimento noutras áreas core das organizações e descuida o facto de que uma otimização da gestão da manutenção através de softwares próprios se torna efetivamente uma ferramenta de poupança.

Os softwares de gestão da manutenção,  possibilitam uma nova dimensão de gestão e informação financeira às equipas que garantem as atividades de manutenção preventiva e corretiva. No campo legal e ambiental garantem ainda o cumprimento de todos os requisitos, e fornecem todas as condições aos gestores para fazerem esse controlo, permitindo igualmente a otimização dos processos internos das suas equipas ou de equipas subcontratadas.

Apesar de todas estas vantagens, e voltando à matéria da desinformação sobre este assunto, em Portugal uma parte muito significativa do mercado ainda efetua a manutenção dos seus ativos de forma manual e através de folhas de Excel, o que não permite ter uma visão integrada e otimizada da vida útil dos ativos e respetivos trabalhos de manutenção.

A SEGELTEC efetua o levantamente, cadastro e implementação do seu software de gestão de manutenção.