Equipamentos de Primeira Intervenção

28-08-2017

Equipamentos de Primeira Intervenção

Estudos referem a possibilidade das habitações poderem sofrer um incêndio em cada quinze anos ou uma média de cinco incêndios durante toda a sua existência. A probabilidade de um destes incêndios ser de dimensão considerável e de carecer, inclusivamente, da intervenção dos bombeiros é de 25%.
Muitos destes incêndios ocorrem nas cozinhas, enquanto são preparadas as refeições, devido à adoção de comportamentos pouco seguros ou a distração. Outros têm como causa o ato de fumar ou a utilização de equipamentos eletrónicos em mau estado de conservação.
Estes incêndios resultam não só na perda de bens, mas mais grave, na perda de vidas humanas.
A única forma de evitar este tipo de situações é através da prevenção e da adoção de comportamentos seguros. Complementarmente, é fundamental garantir que os edifícios são dotados de equipamentos de combate a incêndio e que os ocupantes dos edifícios sabem utilizar os equipamentos de primeira intervenção aí existentes. Só desta forma será possível extinguir um incêndio na sua fase inicial e, consequentemente evitar que este atinja proporções que conduzam à perda de vidas humanas e de bens.

 

O que são equipamentos de Primeira Intervenção?

São equipamentos de combate a incêndio destinados a ser utilizados por uma única pessoa na fase inicial de um incêndio. São considerados equipamentos de primeira intervenção os extintores de incêndio, as bocas de incêndio do tipo carretel e as mantas de incêndio.
medidas autoproteção - primeira intervenção
medidas autoproteção - primeira intervenção